Hoje é dia de Gre-Nal

Gre-Nal.
Hoje e pelo Brasileirão. O Gre-Nal pelo Brasileirão é diferente um pouco dos do Gauchão. O do Brasileirão envolve outros fatores, como no caso de hoje, a disputa de vaga na Libertadores pro Grêmio, e a disputa pelo título no caso do Inter. Gre-Nal é Gre-Nal, como já diz antigo jargão, ainda mais valendo tudo isso, com repercussão no futuro imediato dos clubes. O do Gauchão é mais "direto".

Mas o clássico tem tantos prismas, que não deixo de lembrar os Gre-Nais do Gauchão. Valem menos que os do Brasileirão em termos de futuro em outras competições, mas em se tratando do jogo em si, os do Gauchão tem toda uma aura "gaúcha".

Várias finais disputadas nos rigorosos invernos de julho, agosto. Dedos "encarangados", campo embarrado, manga comprida, bergamota e "japona" bem grossa para agüentar o frio e o vento.

Zero Hora/Correio do Povo cedinho da manhã (hoje em dia recebo já no sábado, não lembro como era antes, mas comprava só no domingo), a capa já fazia a chamada (como ainda faz) e as reportagens dando detalhes das equipes. Nas rádios da capital, ainda que mal sintonizadas em virtude da distância, tudo era Gre-Nal.

Hoje é Gre-Nal pelo Brasileirão. Diferente, mas igual. E o Estado estará parado, com a respiração apreensiva. Se o Google Earth focar o mapa gaúcho hoje, não duvido que possa sentir os pampas pulsando.
Tudo muda num dia de clássico.

O café da manhã para o torcedor gaúcho em dia de Gre-Nal é a refeição completa. Pois o almoço devido à ansiedade já não cai tão bem. E as horas passam lentamente, se arrastam, até a hora do clássico. Este ano, justamente na entrada do horário de verão acontecerá o clássico. Uma hora a menos de nervosismo para os torcedores de ambos os clubes.

E tudo se decide numa tarde. É injusto. Um Gre-Nal deveria ser decidido no mínimo, numa partida de 3 horas e com o juiz sendo substituído a cada 30 minutos. O derrotado sabe que o time poderia apresentar mais. O vencedor sabe que o time poderia ter feito mais gols.

Ao derrotado, além da tristeza, a lembrança do que irá enfrentar pela semana, e até mês inteiro.
Já o vencedor...não há como explicar o sentimento de uma "vingança" alcançada, mas que será eternamente buscada. Novamente, outra vez, e mais e mais.

Tudo já se escreveu sobre Gre-Nal. Mas nada irá explicar o clássico.

É domingo. Amanhece. É Gre-Nal. Bom dia, bom clássico.

O Rio Grande do Sul está fechado para balanço, até às 18 horas de hoje.

É Gre-Nal.



Foto: www.portoalegre.rs.gov.br

2 comentários:

Anônimo disse...

gremio

Anônimo disse...

meu nome é gabriela e eu sou do melhor GREMIO*****

Postar um comentário

top